quinta-feira, maio 12, 2005

Muita massa branca e pouca cinzenta




NIN - [With_Teeth]

Sem estender demasiado a minha critica, quero desde já adiantar que tanto os NIN como o Sr Trent em particular são uma das minhas referências e, como todos os músicos são uns ladrões que se roubam mutuamente, influenciaram em parte a música que agora faço.
Enquanto que a maioria dos seus álbuns marcaram mais pela sua atitude onde o encontro entre uma visão artística e uma coerência pop se podem perfeitamente complementar, a sua sonoridade mais erudita (se assim se pode chamar), donde se encontra uma ambiência densa marcada por uma comunicação e piano e guitarras acústicas de um lado e uma electrónica de múltiplas texturas por outro, acabou mesmo por me marcar o meu imaginário sonoro, e quiçá ditar alguma da sonoridade (embora noutro tipo de registo) de :papercutz.

Dai que senti alguma desilusão ao ouvir [With_Teeth]. Não que ache que é um álbum mau, nem que deflagra o seu propósito tal como Trent anunciou que seria(um album de canções), mas a contínua aposta numa muralha de guitarras eléctricas/baixo/bateria deita abaixo algum do seu interesse.
Há pontos altos ("All the love in the World"/"The hand that feeds"/"Everiday is exactly the same"/"With teeth"/"Right where it belongs") mas cheira tudo muito a banda de rock com tudo o que é preciso só que com o aparecimento de uma série de seguidores nas mesmas linhas revela-se a necessidade de algo verdadeiramente novo.

Estava á espera de um "Still" e apareceu-me um "We´re in this together" em versão estendida.

Bem...fica para a próxima. Acho que ainda vamos assistir a alguns (bons) álbuns antes do fim de NIN. Ele parece que está aqui para ficar, mesmo após os momentos que houve em que tudo parecia terminado.


Nota : Se quiserem ouvir um álbum POP que desafia a pop, ouçam EfterKlang.

Sem comentários: