
abriu a filial Portuguesa pelos vistos...
O artista português que rumou aos EUA há 25 anos, depois de ter estado em 'O Independente', aderiu àquilo que no meio muitos já chamaram de "iPhone art", ainda por cima numa revista de referência, a 'The New Yorker'.
Jorge Colombo é o autor da ilustração da capa da revista The New Yorker desta semana, mas a sua maior originalidade é que foi pintada num iPhone.
Colombo é um artista português, radicado nos Estados Unidos, onde tem ilustrado diversas publicações. As primeiras colaborações com a The New Yorker datam de 1994.
Para o desenho "Finger Painting", o autor gastou uma hora em frente ao Museu de Cera de Madame Tussaud, na Times Square, em Nova Iorque, para desenhar pessoas junto de uma banca de venda de comida.
O iPhone tem a enorme vantagem de lhe permitir desenhar em locais com reduzida iluminação ou com muitas pessoas em redor que simplesmente julgam que ele está a mexer no telemóvel.
"A experiência que trazia de desenhar anos e anos com lápis, com pincel, com aguarela", "além de imensas explorações fotográficas", permitiram-lhe evoluir facilmente para o pequeno iPhone. "No fundo a arte é a mesma, a ferramenta é que muda ligeiramente", explicou por email, ao DN.
Colombo colocou as imagens à venda num site que foram descobertas por Françoise Mouly, editora de arte da revista. "Reconheceu nelas uma tradição de imagens 'observadas', que existia nas capas da New Yorker desde 1925" e, no futuro, os desenhos "vão passar a ter lugar regular no website".
Apesar da cobertura mediática nos Estados Unidos desde que foi revelada a imagem do ilustrador lisboeta (além da New Yorker e de publicações online dedicadas à tecnologia ou arte, o New York Times ou a ABC News escreveram ontem sobre o assunto), Colombo já tinha sido detectado em Março nas páginas de arte do The Guardian. O jornal britânico denominava as imagens de "delicadas e vívidos", enquanto o site Craziest Gadgets as apelidava de "fantásticos desenhos". Outros chegaram a sugerir tratar-se de fotografias.
Colombo adquiriu o iPhone em Fevereiro e, pouco depois, a aplicação Brushes. Já a conhecia: "os primeiros desenhos que vi foram de um artista francês chamado Stephane Kardos, bastante anteriores aos meus e muito bonitos", explica. Kardos é director de arte na Walt Disney.
O software custa quase cinco dólares e permite desenhar como se o dedo fosse o pincel (há outra aplicação semelhante, o Colors). Desde o seu lançamento em Agosto passado, já foi adquirido por mais de 40 mil pessoas, assegura o seu criador Steve Sprang.
Uma aplicação paralela, a Brushes Viewer, permite registar todos os passos dados na concretização de um desenho e exportá-lo como vídeo. A New Yorker tem precisamente um pequeno filme com a concepção da capa de Colombo, onde é notória a sua técnica para as imagens surgirem, em diversas camadas. "Tem de se desenhar o palco antes das personagens", explicou à ABC News.
Colombo é mais um dos artistas a aderir à já denominada "iPhone art". "O David Hockney, por exemplo - um dos meus pintores favoritos de sempre - também anda a fazer desenhos no iPhone", lembra Colombo. "Aos 72 anos!"
Last.fm, the social music site acquired by CBS two years ago, unveiled a major redesign to its interactive radio service on Wednesday in an attempt to keep users where its advertisers can reach them.
Visual Radio — now Last.fm’s default radio listening option — launches a full web page with an image and video viewer surrounded by advertising. Last.fm and CBS realized that adding a visual component to their interactive artist and genre stations would make users more likely to stick around, rather than tabbing over to another browser window.
The problem with many interactive radio services, from an advertiser perspective, is that people tend to listen to stations while otherwise occupied. For instance, I listened to Last.fm’s Boards of Canada channel in another browser window as I wrote this post.
CBS and Last.fm hope Visual Radio will solve that problem. If you keep looking at your Last.fm browser window in order to see images and videos associated with the currently-playing band, you’ll also be exposed to the advertisement surrounding the player. It appears to be a win for both sides: fans get relevant visuals — if they want them — while advertisers reap more of their attention, and therefore pay CBS higher ad rates.
Enter an artist or genre into the search box on the front of Last.fm, you’ll be directed to the new Visual Radio player (or see the expandable screenshot). You can still listen to these channels while using other browser windows, it’s just that now there’s more of an incentive to stay, in the form of photos and videos of the band, some of which come from Last.fm users.
(One nitpick, while we’re on the topic: There’s no pause button on the player, as there is on Pandora, so if you stop a station you have to reload the station completely with a new song and lose your spot.)
On Tuesday, CBS announced that Last.fm would fall under a newly-formed division called the CBS Interactive Music Group, headed by David Goodman, a CBS Radio veteran. This is Last.fm’s first move following that announcement, indicating that CBS reorganized in this way in attempt to further monetize Last.fm.
Wired.com asked Last.fm co-founder Martin Stiksel how he and the other co-founders felt about the move. He didn’t have a comment on that, although he did offer a vote of confidence about this new, visually-oriented approach to radio.
“Personalized Visual Music shows what’s possible with Last.fm’s unparalleled music database and the innovative vision of our team,” stated Stiksel. “We were the first website to offer personalized streaming music, and this marks the next evolution of that service. Passionate music fans come to Last.fm for more than just the songs, and Visual Radio provides them with the enriching, full-featured music experience they demand. And the bold new music player allows brands and sponsors the opportunity to directly reach these users in a visually exciting way.”
As part of the Visual Radio rollout, Last.fm also added the ability to create multi-artist and -tag stations:
But the meat of the announcement is that Last.fm is trying to keep listeners looking at its player page by offering visuals associated with bands it knows they like, and are interested in at that moment.
In our brief period of testing today, we’ve found that the images are indeed correctly associated with currently-playing bands, so the system appears to be working. Now, CBS will find out whether it’s enough to keep people glued to their Last.fm browser window long enough for its advertisers’ messages to sink in.O trabalho desde senhor é fabuloso. Passem pelo site dele vejam os vídeos. Vale bem a pena - http://www.philinthecircle.com
Poucos de vocês devem conhecer, mas o War Games é o melhor filme de sempre sobre hacking. Agora, saiu o War Games 2.
Vamos ver se está à altura do seu antecessor.