quinta-feira, janeiro 10, 2008

Radiohead no 1.º lugar do top com CD oferecido na net

Ora aqui está um ponto muito bem provado ;)...

"Os argumentos dos que defendem que os descarregamentos de música na Internet impedem a venda do objecto físico (CD) estão mais fragilizados. É que o grupo britânico Radiohead acaba de alcançar o primeiro lugar do top britânico, apesar do seu último álbum, In Rainbows, estar disponível na Internet há cerca de três meses.

Em Outubro, numa operação nunca vista para um grupo da sua envergadura, os Radiohead colocaram gratuitamente o disco na Rede, sem qualquer estrutura editorial por trás. Ficava ao critério do consumidor a quantia a pagar pela música. Nos primeiros dias, um milhão de descarregamentos foram efectuados. A maior parte dos consumidores pagou pela música, mas muitos não.

Desde essa altura que estava assente que seria distribuído pelas vias clássicas, mais tarde, um CD. A editora XL Recordings selou o acordo de distribuição mundial, e o disco chegou às lojas no primeiro dia do ano.

Durante as últimas semanas, especulou-se se a edição física não iria constituir um fracasso de vendas, tendo em atenção que os admiradores do grupo já teriam adquirido a música na Internet.

Afinal, a acreditar nos resultados da primeira semana de lançamento, parece que não. Os Radiohead foram a única entrada nova no Top 40 britânico.

Os Take That, Mika ou Amy Winehouse são alguns dos nomes que acompanham o grupo liderado pelo cantor Thom Yorke no Top dos "dez mais" da primeira semana do ano, no Reino Unido."

in Publico