quinta-feira, junho 08, 2006

Insen | Alva Noto + Ryuichi Sakamoto













Que tudo já foi descoberto não é novidade, mas o que fazer para reinventar e inovar? A fusão e cruzamento de conhecimentos parece ser o caminho a seguir para evitar estagnações criativas num mundo repleto de artistas e ideias a quererem vingar. Numa altura em que a linha que separa os estilos é cada vez mais ténue, os grandes mestres e compositores rompem barreiras e, sem preconceitos geracionais ou culturais, interagem de forma a satisfazer um público sedento por sonoridades que surpreendam e indiquem o que poderá ser o começo do que está para vir.
Foi isso que fizeram Ryuichi Sakamoto e Alva Noto (aka Carsten Nicolai) em «Vrioon» e, mais recentemente, em «Insen». É com este registo que a dupla regressa a Portugal com um espectáculo assente na pura tensão entre o piano acústico do multi-instrumentalista japonês Sakamoto e a música electrónica de Alva Noto.
Mais contemplativo e melódico que «Vrioon», «Insen» coloca Carsten Nicolai a trabalhar directamente os sons do piano, os acordes de Ryuichi Sakamoto, manipulando-os, preservando sempre o trabalho do pianista japonês. O espectáculo que poderemos ver na Casa da Música conta ainda com uma forte componente multimédia, com alinhamento entre as músicas e sua representação gráfica em tempo real.

O pianista e compositor japonês Ryuichi Sakamoto fundou, em 1978, a Yellow Magic Orchestra com Haruomi Hosono e Yukihiro Takahashi. Para além dos trabalhos que tem vindo a desenvolver, desde 1983, na área do cinema - «Merry Christmas», «Mr. Laurence», «The Last Emperor» ou «Little Buddha» -, Sakamoto já foi convidado a colaborar com grandes representantes da música actual como David Bowie, David Byrne, Iggy Pop ou William Burroughs.
Considerado um dos mais significantes artistas da nova geração da música electrónica e criador da editora Raster-Noton - premiada em 2000 com o Golden Nica para música digital do Ars Electrónica -, Carsten Nicolai baseia o seu trabalho em novas abordagens na composição de sons, num estilo considerado minimalista. O encontro entre estes dois músicos deu-se durante uma digressão de Alva Noto ao Japão, onde conheceu Sakamoto. O desafio era remisturar e criar som a partir de peças que o pianista lhe forneceu. Dois anos depois de «Vrioon», a dupla volta com «Insen».



OH YEAH :) um viva pela Casa Música