quinta-feira, maio 04, 2006

Bernardo Sasseti - Casa da Música Dia 6



Com o intuito de unir a música para cinema com a música improvisada, Bernardo Sassetti convidou dois músicos da área erudita - Adja Zupancic (violoncelo) e Jean-François Lézé (vibrafone) - e outros dois da área do jazz - Carlos Barretto (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria) - para criar «Ascent», um álbum sem preconceitos onde a música e as artes visuais formam um todo. "Se a música para cinema tem imagens que condicionam o movimento das notas, o jazz é uma forma de música que proporciona imagens únicas, construídas no momento", explica o pianista e compositor. Dedicado a José Álvaro Morais, falecido realizador de «Quaresma», que indicou a Bernardo Sassetti o caminho do silêncio e a sua importância na arte, «Ascent» é uma homenagem ao cinema, arte pela qual o pianista e compositor se apaixonou com apenas 12 anos, graças a Alfred Hitchcock. Do seu curriculum fazem parte as bandas sonoras de filmes como «O Talentoso Mr. Ripley», de Anthony Minghella; «Alice», de Marco Martins; «Maria do Mar», de Leitão de Barros; «Facas e Anjos», de Eduardo Guedes; «Quaresma», de José Álvaro Morais; e «O Milagre segundo Salomé», de Mário Barroso. Ao conhecermos o objectivo final de Bernardo Sassetti o recurso ao vibrafone e ao violoncelo não surpreendem: o primeiro surge como continuação das ressonâncias do piano e, apesar de não estar muito presente melodicamente, funciona como instrumento ligado à memória; o segundo é a principal voz do disco, como se fosse uma pessoa a dizer algo. Tal como na sétima arte o segredo é a montagem das imagens, o pianista teve especial atenção na transição de tema para tema, dadas as características de cada trio. "... «Ascent» tem dedicatória endereçada a um nome em particular José Álvaro Morais, realizador falecido em 2004. 'Enquanto trabalhávamos, dizia-me muitas vezes: não te esqueças de que por cada subida há sempre uma descida. Foi a partir dessa frase que comecei a escrever a música do filme. É daí que vem o título e o conceito do álbum'. Depois, há também a ideia de importar o 'aquele conceito de narrativa fragmentada da realidade que é própria do cinema. Viu o filme Shortcuts, de Robert Altman? Aquela ideia de pequenas histórias que aparentemente nada têm que ver umas com as outras, mas que depois vão convergindo? É também isso que eu procuro com este disco e este concerto'"Bernardo Sassetti in DN



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