Em resposta ao Post do Administrador da falta de participação dos mui dignos Musgueirenses, devo dizer que embora concorde de todo com ele, não me parece que medidas de obrigação possam vir a ter qualquer resultado positivo. É com muita pena que verifico que a falta de interesse em participarem no que é um ponto de encontro de amigos, que sempre foram muito diferentes, mas se algo de bom sempre souberam fazer, foi discutir. Discutir, desde assuntos nobres como música, cinema, escrita, teatro, até ao que de mais absurdo pode haver. Mas obrigar alguém a particpar não me parece de nada sensato. Quem quer quer, quem não quer...bem, é por que não quer. Ou por que não tem nada de interessante para dizer.
Passando a assuntos mais sérios, como prometido aqui estão mais novas culturais. Peço desculpa ser novamente de música, mas é aquilo a que + tenho acesso. Já sabia que ia haver este festival à cerca de um ano, pois conheço no Porto um dos responsáveis. Parece-me bom e vem de pessoas sérias.
(COOL PICTURE :))
BRG2005 • BRAGA FESTIVAL
Electrónica & Arte Multimédia • 3ª Edição
26, 27 e 28 de Maio de 2005
Estádio Municipal de Braga
Universidade do Minho – Departamento de Informática (Braga)
CONCEITO:
BRG2005 é a 3ª edição de um evento transdisciplinar, com características lúdicas e formativas, dedicado à divulgação de novos processos de criação musical e artística (nacionais e estrangeiros), com especial atenção aos novos campos da criação com recurso à tecnologia digital e na actual convergência entre música e imagem na criação contemporânea, convidando a audiência não só ao entretenimento mas também a partilhar múltiplas experiências desde a descoberta de outras sonoridades a novas sensações visuais e experiências sensoriais. Na continuidade das anteriores edições, o Festival BRG2005 elaborou uma programação que contempla concertos, sessões de deejaying e intervenções visuais envolvendo criadores nacionais e estrangeiros; exposições e intervenções multimédia, mostras/apresentações de editoras e publicações nacionais e estrangeiras. Como novidade na presente edição, em estreita colaboração com o Departamento de Informática da Universidade do Minho, serão realizados tutoriais/workshops sobre criação multimédia, a levar a cabo nos laboratórios e auditório do respectivo Departamento de Informática (DI) da UM.
ALGUNS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
PIERRE BASTIEN – França (concerto)
Pierre Bastien nasceu em Paris em 1953. Foi em 1977 que ele começou a desenvolver os seus primeiros maquinismos e a adoptá-los como meios de composição musical. Na década que se seguiu, Pierre Bastien, compôs trabalhos para companhias de dança e colaborou em diversas ocasiões com Pascal Comelade. Entretanto, a sua ideia de construir uma orquestra mecânica começou a ganhar forma, tendo Bastien, a partir de 1987, iniciado as sua carreira a solo, apostando também na elaboração de instalações sonoras, gravações e colaborações com artistas como: Pierrick Sorin, Karel Doing, Jean Weinfeld, Robert Wyatt e Issey Miyake.
www.pierrebastien.com
MONOLAKE - Alemanha (concerto)
Monolake, A.K.A., Robert Henke, sempre foi um fascinado pela electrónica e pela tecnologia. Quando adquiriu o seu primeiro sintetizador (um Roland Juno-6), Monolake pode, finalmente, começar a sua exploração sonora. Colagens e bandas sonoras, instalações, álbuns são algus dos formatos que este artista já experimentou. Para além da produção musical Robert Henke encontra-se envolvido na criação de software musical, sendo um dos pais do famoso programa Ableton – Live. È também o fundador da editora Imbalance Computer Music.
www.monolake.de
SILVÉRIO – México (concerto)
Um verdadeiro festim! Algo nunca visto no mundo dos sons! A primeira produção de Silvério remonta de 2001 e a partir daí nada voltou a ser como dantes no mundo do showbiz! As suas performances são uma lufada de ar fresco no âmbito da electrónica. Silvério define-se como um dandy, um mulherengo; considera-se no único fenómeno da indústria do entretenimento digno de interesse desde do aparecimento do Homem Elefante!
“Mucho Macho Poco Brain”
www.nuevosricos.com
TEAMTENDO - França (concerto)
Provenientes da terra dos 8 Bits, Cute Groundhog & Atm Cougar, dedilham o Game Boy como ninguém.
Autênticos mestres na arte da reciclagem, os Teamtendo utilizam os seus Game Boy e as mais diversas máquinas como meios difusores de arte electrónica. Os pequenos brinquedos explodem em ritmos dançantes e lúdicos. A acompanhar o som, estão vídeos que nos transportam para o mundo virtual dos vídeo-jogos. Uma verdadeira bomba de 8 bits a explodir em palco !!!
DJ AÏ - França (dj set)
Membro residente dos Teamtendo / I.Y.M. (Important Youth Movement com o DJ WET), trabalha há mais de oito anos nos seus projectos pessoais: uma mescla de electro, hip hop, e muito ritmo.
Dj Ai é um aficionado da cultura dos vídeo jogos, misturando a sua nintendo com o scratch do vinil
O seu som remete-nos Raymond Scott, DMX Crew, Cylob, Boogie Down Production ou para editoras como a Worm Interface, Rephlex, Gigolo records, Bpitch control e a Forte. Um set verdadeiramente explosivo por um dos dj’s mais surpreendente do momento.
MECANOSPHERE – Portugal/França/USA (concerto)
Mécanosphère é Benjamin Brejon, Adolfo Luxúria Canibal e uns tantos músicos, artistas e colaboradores que aceitam colocar a sua total liberdade de execução e sabedoria técnica num quadro onde não é dada nenhuma fórmula, antes é assinalada uma função dentro da mecânica geral do processo supra mencionado. Mécanosphère conta também com os traços fantasmáticos (os fantasmas) deixados pelos músicos que nele actuaram e participaram.
www.mecanosphere.net
TATSUMAKI + EDGAR PERA (cine-concerto)
Apresentam “Stadium”, um filme acerca da arquitectura do Estádio Municipal de Braga, realizado por Edgar Pêra e musicado ao vivo pelo projecto bracarense TatsuMaki.
VIKTOR FLORES – Espanha (dj set)
SINSALAUDIO - Espanha (dj set)
HP STONJI – Alemanha/Suiça (concerto)
Portugal
ANA (concerto)
ANTONIO CONTADOR (performance)
MARUTI 800 (dj set)
NISIOS – Braga (concerto)
PAULO RAPOSO (concerto)
PEDRO TUDELA (concerto)
R.U.M. SOUNDSYSTEM – Braga (dj set)
TAM (concerto)
terça-feira, maio 24, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Enviar um comentário