quarta-feira, dezembro 01, 2004

And the award goes to...

Peço desde já desculpa pela minha falta de comparecência neste mui digno Blog, mas tenho ando ocupado a preparar uma viagem, e outras festividades além de ter inciado o processo de escrito do próximo CD de :Papercutz. Já agora, aproveito para avisar que o site do projecto deverá estar a bulir antes do fim do ano e como tal gostaria que lhe dessem uma olhadela e deixassem os respectivos comentários na minha caixa de correio. Mal esteja on-line, deixo aqui um post com o endereço...

Quanto aos prémios aqui vai o que penso:

É dificil nomear apenas um artista/grupo para cada um destes prémios, mas vou escolher nomes que mereçam, e o porquê de tal escolha.


1. Álbum do ano - David Sylvian "Blemish" : Pela capacidade de reinventar-se. Alguém que já foi um dos top da pop e que agora edita um albúm com este nível de intimidade e beleza, pela sua editora independente,(practicamente desconhecida) onde que para se ter acesso ao CD tem que se pedir pela página on-line, além de colaborar com alguns dos grandes nomes da electrónica experimental de hoje, é como se diz no Porto, UM SENHOR. Um aviso: o albúm demora tempo a entrar, como todos os bons, mas dêm-lhe tempo para "fermentar".

2. Banda revelação(mais artistas que bandas) - Devendra Banhart (grande voz, com o fantasma do Jeff pelas costas) / Jimmy Edgar e Chris Clark (os novos meninos da Warp)

3. Melhor album nacional - @C-"V3" Um projecto original, com uma linguista à base de imagens e sons( pela mesma designer que fez as animações do Sakamoto no Sonar este ano) fantástica e que merece que pelo menos sejam vistos uma vez ao vivo, mesmo que possam por vezes ser cansativos para um ouvido menos atento. Mesa - "Mesa". Não é fácil fazer um albúm todo em Português e com alguma identidade. Os Mesa, mesmo que não goste de tudo deles, conseguiram-no.

4. Melhor revelação nacional - Stealing Orchestra . Originais, com um conceito interessante e com um concerto que mesmo que ainda não esteja ao nível do álbum, há de estar.

5. Outras :

Melhor Exposição nacional - Paula Rego : o nosso Tim Burton, completamente desconhecida por mim, mas que ganhou todo o meu apreço só com os primeiros 3 ou 4 quadros (basta ver a "Meamorfose" de Kafka).
Melhor Filme - Big Fish : o senhor própriamente dito , voltou ao que faz de melhor. Pura fantasia mesmo para quem não gosta de infantilidades, como eu.
Melhor Festival Filmes - Imago .
Melhor Festival de Verão - Boom Festival (Bruno/Suzana/Joana/ uma centena de estrangeiros...).

Um abraço meus musgueirenses...pró ano à mais.

Sem comentários: